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SAÚDE

MULHERES NA MUSCULAÇÃO

Mulheres fazendo musculação já é uma cena comum em academias. Sinal de que a idéia que esta atividade física muda o corpo a ponto de perder a feminilidade, está ficando no passado.

Até porque músculos exagerados são mais fáceis de serem conquistados por homens que têm maior produção de Testosterona sendo a presença deste Hormônio, um dos fatores que estimulam o desenvolvimento da musculatura.

 
Portanto, mulheres podem malhar tranquilas pensando muito mais em definir músculos e reduzir as chances de flacidez do que em aumentá-los. 
 
Hoje, graças a informação acessível e maior orientação profissional nas academias, o que está em evidência são os benefícios que esta atividade pode trazer melhorando de maneira geral a saúde, auxiliando no controle de dores localizadas sendo muitas vezes até uma indicação médica para problemas de coluna, na prevenção de doenças como as cardíacas e nos riscos de fraturas. Há efeitos positivos da musculação também para melhorar o sono e controlar a pressão sanguínea.
 
As mulheres ainda se beneficiam porque a musculação pode minimizar algumas dores como enxaquecas e cólicas provocadas durante o período menstrual. A melhora na circulação também oxigena mais as células do corpo contribuindo com a liberação de endorfinas que melhoram o humor através da sensação de bem-estar que proporcionam.
 
Além disso, a musculação independente de idade ou sexo, colabora com a tendência de que a qualidade de vida é cada vez mais priorizada já que essa atividade ajuda até no controle da ansiedade aumentando a disposição para encarar o dia-a-dia de compromissos seja com casa, trabalho, estudos e família.
 
Na prática, uma vantagem é que os programas de musculação são individuais e vão sendo alterados conforme a evolução física ou adaptação dos músculos trabalhados nas séries. Isso ajuda como estímulo já que, para muitas pessoas, a rotina pode levar ao abandono da atividade.
 
Outro ponto a favor é que a tecnologia dos equipamentos facilita os exercícios, contribui para a postura correta em cada um deles e ajuda nos resultados.
 
No entanto, caso a musculação não seja a melhor opção para você, a alternativa para obter definição muscular é a ginástica localizada que tem como vantagem ser realizada em turmas, com música e de maneira mais animada. Porém, procure saber a postura e preste atenção no jeito correto de realizar cada exercício. Nesse tipo de aula, fica difícil para apenas um professor orientar todos os alunos em todos os movimentos e, nesse caso, exercícios mal feitos podem provocar lesões.
 
Para quem está acima do peso a prática alternada de musculação e uma atividade aeróbia como corrida e bicicleta ajuda a queimar calorias e reduzir medidas com a diminuição de Gordura.